Na estrutura da construção, as vedações verticais são formadas com a aplicação de placas e isolantes. A esses componentes fixados à estrutura externa e internamente é que chamamos de fechamento. Os fechamentos externos delimitam as áreas molháveis, os isolamentos térmicos e acústicos são aplicados entre os montantes e entre as placas e, por fim, os fechamentos internos que são instalados nas áreas secas ou úmidas.
Os fechamentos externos, por sujeitarem-se às ações das intempéries, devem sobretudo garantir estanqueidade e durabilidade à obra. Devem também ser avaliados sob seus aspectos estéticos, ou pela forma como irão interagir com o acabamento final.
No mercado brasileiro, os componentes mais usuais para os fechamentos externos, são as placas cimentícias e a placa OSB (Oriented Strand Board). O siding cimentício, tiras de placas cimentícias sobrepostas, também pode ser utilizado.
A placa cimentícia, pela durabilidade, impermeabilidade, leveza e pequena espessura possui grande compatibilidade com o sistema. Sua adaptabilidade modular, resistência a impactos e baixa condutividade térmica, contribuem para que seja um dos componentes de fechamento mais utilizados. É, ainda resistente a microorganismos e cupins e possui o diferencial de aceitar diversos acabamentos, como o siding vinílico, por exemplo, que tem um visual bastante atraente.
Já, o painel de OSB, também bastante utilizado, apresenta a vantagem é ser estrutural, auxiliando no contraventamento das paredes. É instalado diretamente na estrutura e sobreposto com uma membrana que forma uma barreira contra vapor e umidade. Neste caso o revestimento com siding vinílico pode ser instalado diretamente sobre a manta. O painél OSB possui resistência de até dez anos contra cupins.